quinta-feira, 3 de outubro de 2013

UNIARA/AFAV SURPREENDE EXPERIENTE TIME DO BRASÍLIA FORA DE CASA PELA SUPERLIGA

Via GloboEsporte.com

De um lado um time experiente e com nada menos do que uma bicampeã olímpica e outras três medalhistas. Do outro uma equipe jovem, comandada pela única treinadora da competição e disposta a surpreender. E foi justamente isso que aconteceu nesta quinta-feira, em Brasília, no Distrito Federal. Num jogo equilibrado e cheio de alternativas, Araraquara ficou na frente duas vezes, permitiu a reação das donas da casa, mas acabou rindo por último com a vitória por 3 sets a 2 (21/18, 19/21, 21/17, 17/21 e 15/12), a primeira da história do clube na competição.
As duas equipes só voltam à quadra no dia 22 de outubro, pela terceira rodada da Superliga feminina. Enquanto o time de Brasília, que somou sua segunda derrota, vai até São Luís enfrentar o Maranhão, às 20h, no ginásio Castelinho, a equipe de Araraquara encara o Barueri, em São Paulo, às 19h30, no ginásio José Corrêa.
O JOGO
Derrotadas por 3 a 0 na primeira rodada, as duas equipes queriam a vitória para não deixar as favoritas desgarrarem na tabela de classificação. Depois de um início equilibrado, com os dois times se alternando na liderança, a experiência do time do Distrito Federal falou mais alto e as donas da casa abriram 9 a 7.
A vantagem de Brasília aumentou para três pontos e foi mantida até 16 a 13. Quando parecia que a vitória das donas da casa era questão de tempo, o jovem time comandado pela técnica Sandra Mara Leão melhorou com a entrada de Fernanda Tomé, de 1,93m, e empatou o jogo em 17 a 17. A reação encheu as visitantes de moral e causou um apagão no time da casa, que parou de jogar e viu Araraquara fechar o set em 21 a 18.     

Apesar da larga experiência de suas jogadoras, Brasília sentiu a derrota e começou a segunda parcial irreconhecível. Araraquara não perdeu tempo e abriu 9 a 4, obrigando Sérgio Negrão a parar o jogo. O pedido de tempo surtiu efeito, e, numa reação incrível, as donas da casa fizeram 6 a 1 e viraram para 10 a 9.
Foi a vez de o jovem time paulista sentir a pressão, e permitir que Brasília abrisse 13 a 11. Mas a recepção das donas da casa dificultava a vida da levantadora Camila Adão, e o placar rapidamente voltou a ficar igual. As duas equipes passaram a aproveitar seus ataques e o jogo seguiu disputado ponto a ponto até o décimo-nono ponto. Mas com dois bloqueios seguidos de Elisângela e Paula Pequeno, Brasília deu o troco e fechou em 21 a 19.
O time de Sandra Mara Leão não sentiu a derrota na parcial anterior, abriu 5 a 2 no início do terceiro set e chegou à primeira parada técnica vencendo por 7 a 5. Desta vez, Araraquara não bobeou. Depois de abrir uma diferença de seis pontos, a equipe paulista segurou a reação de Brasília e administrou a vantagem para vencer por 21 a 17 e fazer 2 a 1 na partida.
Brasília entrou para o tudo ou nada no quarto set. Mas a time de Araraquara estava disposto a não deixar escapar sua primeira vitória na Superliga. Com a mesma consistência dos dois sets anteriores, a equipe paulista chegou à primeira parada técnica novamente vencendo por 7 a 5. Mas Brasília tinha as experientes Paula Pequeno e Elisângela. Liderada pelas medalhistas olímpicas, o time da casa aproveitou a queda de rendimento do adversário, venceu a parcial por 21 a 17, de virada, e levou o jogo para o tie-break.

Embalada pela vitória na parcial anterior, a equipe de Brasília largou na frente no tie-break e fez logo 2 a 0. A vantagem, no entanto, não pressionou o jovem time paulista. Com muita personalidade, a equipe da técnica Sandra Mara Leão (foto) fez 3 a 2 e não perdeu mais a liderança. A histórica vitória veio num ataque para fora do time de Brasília, que amargou sua segunda derrota na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário