quinta-feira, 26 de setembro de 2013

BRASIL ENFRENTA CUBA NA SEMIFINAL DA COPA AMÉRICA POR UMA VAGA NA COPA DO MUNDO DE BASQUETE FEMININO

Via Site Oficial CBB



Canadá x Porto Rico, às 19h45 de Brasília, e Brasil x Cuba, às 22h. Esses são os confrontos desta sexta-feira pelas semifinais da Copa América – Pré-Mundial do México, no ginásio da Universidade Veracruzana, em Xalapa. O SPORTV 2 e ESPN+ transmitem ao vivo os dois confrontos. Os ganhadores decidem o título no sábado (28), às 22h, e garantem a vaga na Copa do Mundo da Turquia em 2014. Os perdedores disputam a medalha de bronze, às 19h45, e a última vaga para o Mundial.

"Estamos todos focados na conquista da vaga para o Mundial. Esse é o nosso próximo objetivo. Mas para isso precisamos vencer Cuba e garantir uma das vagas, além de disputar a final. Sabemos que Cuba é uma equipe fisicamente forte e bastante experiente, que vem com jogadoras importantes como a armadora Gelis e as laterais Delgado e Valdes, para um jogo de vida ou morte. Cuba fez uma partida muito boa contra Canadá (perdeu de 53 a 40), em que apresentou uma boa defesa, principalmente no primeiro tempo", comentou o técnico Luiz Augusto Zanon sobre o próximo adversário do Brasil.

Brasil e Cuba reeditam o confronto semifinal da Copa América de Cuiabá em 2009, quando as brasileiras conquistaram a vaga para o Mundial da República Tcheca (2010), após derrotarem as cubanas por 79 a 59. O técnico Zanon destacou ainda os principais aspectos que devem ser levados em conta para a equipe nacional estar na final da competição.

"Temos que manter as situações de controle emocional, de qualidade ofensiva e defensiva, além de imprimir nosso ritmo de jogo. Se fizermos o jogo da forma delas, que é mais cadenciado e individual, podemos ter dificuldades. Estou muito contente com a evolução das brasileiras até aqui, mas não podemos deixar de respeitar esse adversário. Vamos com tudo pra cima delas, sempre pensando no resultado positivo e na vaga. Só pensaremos em final e título, depois que passarmos pelas cubanas", completou Zanon.

A pivô Damiris Dantas é a única das jogadoras novas que busca sua segunda participação em Mundiais. A atleta participou da campanha brasileira na República Tcheca em 2010, quando tinha apenas 17 anos de idade.

"Mesmo sendo uma das mais novas, já tive a oportunidade de disputar um Mundial. A conquista da vaga vai significar a continuação do trabalho de renovação. Para todas nós está sendo muito importante esse espaço que o Zanon está dando pra gente jogar, de viajar com a seleção. O somatório disso tudo nos dará muita experiência e maturidade. Sabemos que mais para frente vamos ter a responsabilidade de levar a seleção, sem a ajuda das mais experientes. Isso dá uma motivação a mais para todas que estão aqui", analisou Damiris.

A jogadora destacou ainda a postura da equipe para a conquista da vaga na Copa do Mundo da Turquia em 2014.

“Eu acho que a equipe está com uma postura muito boa, tanto fora quanto dentro de quadra. Estamos bastante focadas, com o grupo muito fechado e esse tem sido o nosso diferencial na competição. Temos nossos objetivos e nos unimos para ir atrás deles. Estamos no momento focadas na conquista da vaga para o Mundial”, afirmou.

Confira o site oficial da Copa América - Pré-Mundial do México www.xalapa2013.com .

Copa América / Pré-Mundial do México

As dez seleções nacionais foram dividias em dois grupos de cinco equipes. No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela. Grupo "B" se enfrentam Argentina, Porto Rico, Brasil, México e República Dominicana. De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. No dia 28 de setembro, os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.


Tabela da Copa América – 1ª fase

Local: Xalapa (México)
Data: 21 a 28 de setembro

Seleções Participantes

Grupo "A": 
Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela.
Grupo "B": Argentina, Porto Rico, Brasil, México e República Dominicana.

- 1ª rodada – Sábado (21 de setembro)

Chile 74 x 77 Venezuela, Jamaica 51 x 75 Cuba, Brasil 91 x 54 Porto Rico e Argentina 67 x 53 México.

- 2ª rodada – Domingo (22 de setembro)
Canadá 75 x 37 Jamaica, Cuba 83 x 59 Chile, Porto Rico 85 x 79 Argentina e República Dominicana 43 x 107 Brasil.

- 3ª rodada – Segunda-feira (23 de setembro)
Venezuela 72 x 82 Cuba, Chile 51 x 93 Canadá, Argentina 67 x 44 República Dominicana e México 60 x 78 Porto Rico

- 4ª rodada – Terça-feira (24 de setembro)
Jamaica 56 x 74 Chile, Canadá 89 x 45 Venezuela, Brasil 69 x 60 Argentina e República Dominica 84 x 77 México.

- 5ª rodada – Quarta-feira (25 de setembro)
Venezuela 61 x 81 Jamaica, Cuba 40 x 53 Canadá, Porto Rico 84 x 59 República Dominicana e México 45 x 97 Brasil.

Semifinal – Sexta-feira (27 de setembro)
19h45 – Canadá x Porto Rico
22h00 – Brasil x Cuba

Rodada final – Sábado (28 de setembro)
19h45 – Disputa da medalha de bronze
22h00 – Disputa da medalha de ouro
OBS: Horário de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário