quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MESSI COMANDA O BARÇA NA GOLEADA DIANTE DO AJAX-HOL NA ESTRÉIA DA CHAMPIONS LEAGUE

Via GloboEsporte.com

Um dia após Cristiano Ronaldo fazer três gols e ganhar a capa dos jornais da Espanha, Lionel Messi tratou de colocar água no chope do rival. Nesta quarta-feira, ele repetiu o feito de CR7, marcou três vezes e foi o nome da vitória do Barcelona por 4 a 0 sobre o Ajax, no Camp Nou, pela primeira rodada do grupo H da Liga dos Campeões. Coadjuvante, Neymar estreou bem na competição e, muito esforçado, deu a assistência para Piqué completar a goleada.

Outro ídolo merengue também não deve ter gostado muito da atuação brilhante do argentino. Com o hat-trick, Messi chegou ao gol de número 62 na Liga dos Campeões, ficando a nove de igualar o recorde de Raúl como o maior artilheiro da competição. Cristiano é o quarto dessa lista, com 53 - sete a menos que o holandês Van Nistelrooy.
No outro jogo do grupo, o Milan derrotou o Celtic em casa por 2 a 0, resultado que o deixou empatado na liderança com o Barça. O primeiro lugar é da equipe culé por conta da vantagem no saldo de gols construída com a goleada desta quarta-feira.
Os próximos compromissos das equipes pela Liga dos Campeões serão daqui a duas semanas. No dia 1º de outubro, Messi, Neymar e companhia vão à Escócia enfrentar o Celtic, enquanto o Ajax recebe o Milan na Amsterdã Arena. Antes disso, o Barça volta suas atenções para o Campeonato Espanhol, no qual disputa a liderança com o Atlético de Madri e encara no próximo sábado o Rayo Vallecano.

O duelo desta quarta foi o primeiro que colocou Barcelona e Ajax frente a frente em competições oficiais. Com quatro títulos de Champions para cada lado, as equipes, que já compartilharam 20 jogadores e quatro treinadores ao longo da história, nunca haviam duelado para valer.
Neymar fez sua estreia na Liga dos Campeões justamente no jogo em que completou 300 partidas como profissional. Além do camisa 11, outros dois brasileiros iniciaram o duelo com a camisa culé: os laterais Daniel Alves e Adriano - esse último foi promovido entre os titulares com a lesão de Alba.
Jogando aberto pela esquerda, Neymar iniciou a partida bem participativo e foi o responsável pela primeira finalização, que ficou nas mãos do goleiro Vermeer. Na primeira metade da etapa inicial, o time catalão teve um domínio quase absoluto, mas, diante de um rival fechado com dez homens no campo de defesa, encontrou  dificuldades para criar boas jogadas.
Com isso, o jeito foi furar o bloqueio adversário na base da bola parada. Messi, que andava sumido, abriu o marcador aos 21 minutos com um golaço. Em cobrança de falta caprichada, ele tirou da barreira, e a bola carimbou a trave direita de Vermeer antes de morrer no fundo do barbante.
Com a desvantagem, o Ajax teve que buscar o ataque e foi relativamente bem-sucedido nessa missão. Se não balançou as redes, o time holandês assustou Valdés em duas ocasiões antes da saída para o intervalo. Primeiro, com Van Rhijn e, em seguida, com Lerin Duarte - ambos pararam no goleiro espanhol. O Barça, em contrapartida, respondia com a dupla Neymar e Messi, cada um aberto em um dos lados do campo, com Fàbregas e Sànchez pelo meio.
Barça aplica goleada na etapa final
O Barcelona voltou mais atento do vestiário e rapidamente retomou aquele domínio do início. Logo de cara, Neymar quase teve a sua chance após cruzamento de Daniel Alves, mas a defesa cortou antes. Sendo assim, coube a Messi marcar o segundo, aos nove. Após receber de Busquets, ele teve a tranquilidade necessária para tirar da defesa e dar um toque mortal para vencer Vermeer novamente.
No minuto seguinte, o argentino por muito pouco não ampliou... de joelho. Ele recebeu cruzamento à meia altura de Neymar e dobrou a perna em direção à bola, que passou à direita da meta do goleiro do Ajax com muito perigo. Aos 23, no entanto, o camisa 11 fez bem seu papel como garçom. Ele cruzou na medida para Piqué vencer a defesa adversária pelo alto e ampliar a diferença.
Apesar da vontade de balançar as redes, Neymar foi substituído logo em seguida para dar lugar a Pedro e deixou o gramado aplaudido pelo Camp Nou. Como Messi ficou em campo, ele teve tempo para marcar o seu terceiro gol na partida - o 62º com a camisa do Barça na competição europeia. O argentino recebeu de Xavi Hernández - que acabara de assumir a vaga de Fàbregas - e teve a tranquilidade para colocar no canto do goleiro do Ajax, aumentando a diferença.
O Ajax poderia ter diminuído a diferença logo depois. Mascherano derrubou Serero na área, e Sigthórsson foi para cobrança. Só que o camisa 9 bateu na bola com certa displicência e viu Victor Valdés fazer a defesa para, tal como Neymar minutos antes, ter seu nome gritado pela torcida. Depois, o goleiro ainda fez mais duas boas defesas, assegurando a boa vitória do Barça na estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário